segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

O essencial...




Conclusão



Se você perceber que você tem sido afetado no seu relacionamento com Deus devido a algum tipo de falha de amor paterno então, leve estas coisas ao Senhor.

Você deve extender perdão a cada pessoa que tenha lhe ferido. Se não o fizer, sua amargura lhe consumirá e você não terá paz com Deus. Perceba também, que você não está sozinho. Eu ainda não conheci uma pessoa perfeita, ou uma mãe que não tenha cometido erros.
Toda pessoa tem sofrido algum tipo de dor emocional na sua vida. Uma das chaves para a libertação se acha no perdão.
O importante é que você vá em frente e chegue a conhecer a Deus pelo que ele realmente é - não pelo que você acha que ele é. Ele é o Pai Perfeito.
Ele sempre disciplina em amor. Ele é fiel, generoso, e somente Ele te ama e Ele almeja passar longos tempos com você.
Ele quer que você receba Seu amor e sabe que você é uma pessoa especial e única para Ele.
Você vai receber o amor de Deus e seu afeto?
Você não vai se abrir e entrar em um relacionamento íntimo com o seu verdadeiro Pai?
Ele está pacientemente à sua espera, esperando que você venha.
É minha oração que você perceba o Seu amor por você e responda ao coração paterno de Deus.

A aceitação Paternal



VI. Aceitação Paternal


Vivemos numa sociedade voltada para a produção. A aceitação é sempre condicional - se você entrar no time de futebol, se você traz a casa um bom relatório de notas, se você se vê bem, se tem dinheiro, se você ganhar. O reino deste mundo é um reino de rejeição. O Reino de Deus é um reino de amor incondicional. As promessas de Deus são condicionais, temos que obedece-las para ver suas bênçãos, mas o seu amor é incondicional. Você não precisa esperar para experimentar o amor de Deus. Venha tal como está. Basta ser honesto com Ele sobre os seus pecados - Ele tem prazer em perdoar. Mesmo nas profundezas da sua rebelião no passado Ele ainda amava você. Mesmo os julgamentos de Deus são motivados pelo amor.

Muitos de vocês tem uma incapacidade de receber o amor de Deus e sua aprovação. Está preso num relacionamento onde é escravo do deus severo da sua imaginação. Um relacionamento de amor verdadeiro envolve dar e receber atos de amor . Há uma noite que vou sempre lembrar - a noite em que propus casamento a minha mulher, Julie. Eu a beijei e lhe pedi que se casasse comigo. E se ela tivesse respondido algo assim: "Eu vou lavar suas meias, eu vou limpar o seu carro, e eu vou digitar suas cartas". Eu queria uma resposta que se encaixasse com meus sentimentos de amor por ela. Eu queria saber se ela sentia a mesma coisa por mim.

Qual é a sua resposta a Deus, quando Ele simplesmente lhe diz que lhe ama? Você pode "Estar quieto e saber que Ele é Deus" (Salmos 46:10), sem sair correndo na procura de alguma atividade frenética para ganhar Sua aprovação? Uma das maiores figuras humanas de paz e alegria é a de um bebê dormindo nos braços de uma mãe depois de ter sido amamentado no peito. A criança já não se retorce nem exige mais, porém descansa no colo carinhoso da sua mãe. O profeta Sofonias descreve um caso semelhante de emoção no coração de Deus. "Deus ficará contente com vocês e por causa do seu amor lhes dará nova vida. Ele cantará e se alegrará” (Sofonias 3:17)

Não seja tão inquieto na presença de Deus. Corrie ten Boom tinha alguns conselhos simples para oferecer a esta geração. Ela que teve tanto sofrimento nas mãos dos nazis, mas experimentou uma grande vitória espiritual, uma vez disse para os meus amigos e eu, "Não lutem ... aconcheguem-se." Que profunda mas ao mesmo tempo simples verdade.

Deus já te ama. Para tudo na sua vida você teve que lutar e competir. Mesmo sendo um pequeno bebê você era comparado com outros bebés. As pessoas falavam que estava "muito gordo", ou "muito magro", ou que você tinha "as pernas dele" ou "o nariz dela", mas Deus se deleitava na sua singularidade e ainda faz. É quando você desfruta o amor do Pai que você provoca que Deus "descanse no Seu amor e se alegre sobre você com cânticos."

Sim, há muito a ser feito em sua vida e através de sua vida. Haverá dias em que Deus virá trazendo profunda convicção de pecado, mostrando-lhe áreas de sua vida que precisam ser mudadas, consagradas e submetidas a Ele. Mas Deus não está sempre exigindo mudanças. Ele conhece os nossos limites e Ele nos dá a graça e a força para fazer as coisas que Ele pede de nós. Ele é carinhoso e compassivo. A maioria das vezes ele apenas diz: "Eu te amo", e suavemente fala so nosso nome.

Atenção Paternal



V. Atenção Paternal


Há um atributo de Deus que nem mesmo o melhor dos pais pode ter esperanças de imitar – isto é a capacidade de Deus de estar com você o tempo todo. Como pais não podemos dar atenção constante 24 horas por dia. Somos seres finitos, que só podem concentrar-se em uma coisa de cada vez. Deus, não somente está com você o tempo todo, mas Ele lhe dá toda a sua atenção. "Entregue a Deus todas as suas preocupações e cuidados, porque Ele está sempre pensando em você e vendo tudo o que diz respeito a você." (1ª Pedro 5:7)


Deus está constantemente tendo um fluxo ininterrupto de pensamentos de amor a respeito de nós, como se não existisse mais ninguém no mundo. Você diz: "Como é que ele consegue fazer isso? Como Ele pode estar envolvido pessoalmente com milhares de pessoas ao mesmo tempo?" Não sei, mas sei que isso não é problema para o Criador do mundo. Talvez a explicação seja a velocidade do Seu pensamento.
Há 6 bilhões de pessoas no planeta. Deus criou coisas na natureza que palpitam a uma velocidade incrível. Ouvi dizer que a estrutura molecular do cristal de quartzo vibra a uma velocidade de 9 bilhões de movimentos por segundo. Se Deus só pudesse pensar assim de rápido, Ele poderia ter um pensamento carinhoso a respeito de você aproximadamente duas vezes a cada segundo, sem afetar a Sua capacidade de relacionar-se com o resto dos Seus filhos. Ninguém como ele o faz! Contudo, implesmente desfrute! O que mais importa, é que são só você e Deus. Você não tem que conseguir a atenção dele, Ele já está escutando-lhe. Não se preocupe com tomar Seu tempo... ele é todo seu!.


Seus pais muitas vezes estavam preocupados com as suas próprias atividades e, por vezes, não mostraram interesse vital nos pequenos acontecimentos da sua vida, mas Deus não é assim. Ele se importa. Ele é um Deus de detalhes. Porque é que a Bíblia diz que Deus tem contados os cabelos da sua cabeça? Não é porque Deus está preocupado com o cálculo matemático. Ele não está buscando dados de computador, é apenas que Ele está tentando nos dizer através de cada detalhe da nossa vida que Ele nos conhece e que se preocupa com nossas vidas.


Um menino tem trabalhado a tarde toda pregando pregos em pedaços de madeira sucata. Ele finalmente sai da garagem e mostra um navio de guerra de três andares para sua mãe. Ele mal pode esperar até o pai chegar em casa. Papai está atrasado. Às 6:30 um cansado e preocupado homem finalmente chega. O jantar frio está esperando, e também as contas dos impostos a pagar. O menino animado orgulhosamente apresenta a sua obra de arte para o pai que mal olha pra cima da calculadora.

Papai nunca olhou, nunca valorizou, mas Deus sim. Deus Pai sempre olhou, sempre teve prazer no trabalho de suas mãos. Ele é o seu verdadeiro pai, sempre será. Nunca sinta raiva pelas falhas dos seus pais humanos.

Eles são apenas crianças que cresceram e tiveram filhos. Melhor alegre-se no maravilhoso amor de Deus seu Pai.

Carinho Paternal



IV. Carinho Paternal


Você tem alguma idéia de como você é atrativo para Deus? Um dos maiores obstáculos na nossa caminhada com Ele é o sentimento de que a nossa carne é repugnante para ele por causa do pecado. Quando o meu filho pequeno está coberto de lama do quintal, eu costumo pegá-lo e limpá-lo com a mangueira do jardim. Rejeito a lama, não o menino. Sim, você tem pecado. Sim, você tem quebrado o coração de Deus. Mas você ainda é o centro das atenções de Deus - a menina dos Seus olhos. É Ele quem nos persegue com um coração perdoador. Nós dizemos, "Eu encontrei o Senhor", mas a verdade é que Ele nos encontrou.


Muitas crianças, principalmente meninos, não tiveram demostração física de afeto dos seus pais, ou não sentiram a verdadeira compaixão quando se machucavam. Devido à nossa falsa noção de masculinidade, nos dizem, "Não chore filho, meninos não choram". Jesus não é assim. Sua compaixão e compreensão são sem medida. Ele sente nossa dor muito mais profundamente do que nós, porque Sua sensibilidade ao sofrimento é muito maior.


Eu tive que segurar a minha filha de dois anos de idade gritando, enquanto um médico costurava uma profunda ferida na sua testa. Ela rapidamente se esqueceu de sua dolorosa experiência e dormiu em meus braços. Mas eu fiquei atormentado pela experiência e aflito durante horas. Você já se esqueceu da maioria das suas dores, mas Deus não se esqueceu. Ele lembra perfeitamente de todos os momentos da sua vida. Suas lágrimas estão ainda misturadas com as dele neste preciso momento .


Deus estava lá quando você foi cruelmente maltratado no pátio da escola quando as crianças zombaram de você e você se afastou evitando o olhar dos outros. Quando você estava naquela aula de matemática, confuso e abatido, Ele estava com você. Quando tinha quatro anos, e se perdeu entre a multidão imensa naquela feira no campo, foi Deus que tocou o coração daquela meiga senhora que o ajudou a achar a sua mãe.. "Com laços de amor e de carinho, eu os trouxe para perto de mim; eu os segurei nos braços como quem pega uma criança no colo” (Oséias 11:4 )
Às vezes não entendemos que Deus também é um Pai “coruja”. Seus pais podem exibir orgulhosamente o bebê sobre o manto, fotos de um álbum, ou seus troféus na parede - mas como é que isso pode ser comparado à capacidade infinita de Deus de se alegrar em extremo com cada um dos seus sucessos? De fato foi Deus que ouviu você falar a sua primeira palavra de verdade. As horas que você gastou sozinho explorando novas texturas com as suas mãos quando era um bebê eram um deleite para o seu Pai Celestial. Alguns dos Seus maiores tesouros são as lembranças das suas risadas de infância.


Nunca houve um outro filho como você, e nunca haverá.
Moisés uma vez invocou uma bênção sobre cada uma das tribos de Israel. Para uma das tribos ele disse, "Você deve habitar entre os ombros de Deus." Que fantástica bênção! Mas é ali que você também habita.

Não importa o que você chegue a se tornar aos olhos dos homens, mesmo uma pessoa com grande autoridade, fama, ou título, você nunca deixará de ser nem mais nem menos que um menino nos braços de Deus.

Generosidade Paternal



III. Generosidade Paternal


Há alguns anos eu estava numa aldeia indígena no Pacífico Sul, assistindo as crianças jogar. Me ocorreu que estas crianças raramente teriam ouvido as palavras, "Não toque isso! Solte isso! Cuidado!" As suas casas eram simples, o chão era de terra, o telhado era de palha e umas esteiras enroladas para baixo serviam como paredes durante a noite.


Em contrapartida, nossos lares modernos estão recheados com uma mobilia cara e frágil e com equipamentos que representam um campo minado de rejeição em potencial e reprovação para crianças curiosas que começam a andar. Quantas mães têm explodido em raiva com uma criança que danificou um objeto de grande valor sentimental ou que custou muito caro. As crianças são constantemente lembradas da importância das coisas - o seu valor, e como devem cuidar delas. Muito poucas vezes ouvem as simples palavras, "eu te amo".


Um repetitivo e destrutivo cântico está fazendo o seu caminho para o subconsciente das mentes de nossas crianças, "As coisas são mais importantes do que eu. As Coisas são mais importantes do que eu!" Que devemos fazer? Abandonar nossos lares? É evidente que não. Mas temos de perceber que o nosso conceito da generosidade de Deus pode ter sido afetado por nossas experiências infantis.



A verdade é que Deus é inatamente generoso. Sua criação mostra uma extravagância nas cores, a complexidade e design que vão muito além do simples valor funcional. Neste momento, no alto dos Alpes italianos, uma pequena flor branca reluz no sol. Ela nunca foi vista pelo olho humano em todas as suas épocas de floração. Não é uma parte essencial da cadeia alimentar. Ela foi criada por Deus, na esperança de que um dia um filho de Adão ou uma filha de Eva pudesse olhar para ela e ser abençoado por sua beleza.


A maior manifestação do coração de Deus Pai parece vir com Sua atenção aos pormenores da nossa vida. Ele nos surpreende com essas coisas extras, aqueles pequenos prazeres e tesouros que somente um pai pode saber que nós anelamos. Deus não é egoísta, possessivo, ou materialista. Nós usamos as pessoas para receber coisas, Ele usa as coisas para abençoar as pessoas.



Minha família e eu temos trabalhado como missionários desde 1972, confiando em Deus pela nossa provisão diária. Nosso testemunho é que na sua provisão para nós, Deus sempre vai muito além das necessidades básicas de alimentação, vestuário, e abrigo. Nós servimos um Deus verdadeiramente generoso!


O salmista disse: "Confie em Deus, o SENHOR, e faça o bem e assim more com toda a segurança na Terra Prometida Que a sua felicidade esteja no SENHOR! Ele lhe dará o que o seu coração deseja. Ponha a sua vida nas mãos do SENHOR, confie nele, e ele o ajudará.” (Salmos 37:3-5 )

Fidelidade Paternal



II. Fidelidade Paternal


Cada promessa de Deus será cumprida. Ele é consistentemente amoroso. As motivações do Seu coração continuam a ser as mesmas ao longo do tempo e pela eternidade. Ele nunca muda. Ele só deseja demostrar seu amor e perdão. Você desconfia de Deus? Nossa desconfiança dói nEle profundamente. E se eu chegasse em casa depois de uma longa viagem e minha esposa e filhos saíssem correndo pra longe de mim quando eu abrisse a porta e chamasse seus nomes. Eu ficaria profundamente magoado.


Você é um filho de Deus e até agora Ele chama o seu nome, mas talvez lá no fundo do seu coração você dúvida da Sua fidelidade. Como criança você pode ter experimentado a ausência completa de um pai seja por causa de morte ou de divórcio. Talvez você tenha ficado órfão pelas exigências das carreiras dos seus pais? Ou é apenas a memória de promessas quebradas na sua infância ou a negligência que te atormenta ? Alguns de vocês tal vez gritaram durante horas quando bebês, mas ninguém chegou para aliviar o desconforto ou a sua fome. Alguns de vocês tal vez choraram muitas horas trás uma porta trancada, como uma pequena criança, esquecida e sozinha.


Você tem incapacidade de sentir a presença de Deus com você? Seu coração é aberto e sensível a Deus ou está endurecido pelo cinismo e a desconfiança? Olhe nos Seus olhos e veja o Seu amor por você. "Eu jamais te deixarei , nem nunca te abandonarei ... estou sempre com você, até ao final dos tempos." (Heb. 13:5; Mat..28:20 )


Você pode me perguntar: "Mas, se Ele me amou tanto, então por que eu não o tenho sentido nem visto?" Não é Deus que falhou com você, meu amigo, mas eu e quem conhece pessoalmente Seu amor. Muitas vezes temos falhado em tornar-nos Sua voz e Suas mãos para aqueles que não conhecem Jesus. Poucos são os que se deixam ser guiados pelo coração quebrantado de Jesus até os cantos mais escuros deste mundo onde a pobreza e a necessidade esperam; Ele não é atraído a lugares atrativos, mas a pessoas feridas. Ele nos segue com o seu amor desde nosso primeiro suspiro de vida até o dia da nossa morte.


Seu Pai Celestial estava lá quando você deu seus primeiros passos como criança. . Ele estava lá no meio das suas dores e decepções. Ele agora está presente, neste exato momento. Você foi momentaneamente emprestado aos seus pais terrenais que, por poucos anos, era esperado que lhe mostrassem o verdadeiro Amor de Deus. Mas você é e sempre será um filho de Deus, feito a Sua imagem. Seu Pai amoroso ainda aguarda agora com os braços estendidos. O que poderia te afastar dele?


Poucas pessoas conhecem a Deus e experimentam todo seu amor, enquanto vivem suas curtas vidas. Muitos de nós somos como o ladrão que morreu na cruz ao lado de Jesus. Superficialmente ele viu o ensangüentado e desfigurado corpo, porém em breve ele começou a perceber a verdadeira natureza de Jesus, e no último minuto, entrou pela fé na família de Deus. Nós também devemos ver através dessas imagens religiosas e comerciais da figura de Jesus, e ver que o Deus de amor continua de pé com os braços abertos, e nos diz: "Eu vim para que você tenha vida e a tenha em abundância". (João 10:10)


"Se somos infiéis, ele permanece fiel, pois de maneira nenhuma pode negar-se a si mesmo.” (2ª Timóteo 2:13)

A autoridade do Pai... continuação



I. A autoridade do Pai


Alguma vez foi visitar um amigo e foi recebido pelo cão da família? É possível que o insensato animal possa querer fugir pra longe de você, tremendo de medo, ou pular sobre você demonstrando um indesejado afeto, com sua língua, rabo, e suas patas sujas.. O coitado do cachorro que não pode confiar em você com certeza deve ter sido maltratado. O radiante cachorro tentando te dar um banho facial com a sua língua molhada, é, evidentemente, oriundo de um lar carinhoso.


Da mesma forma é quando Deus se aproxima do homem. Nossas experiências passadas influenciam a nossa resposta quando Deus chega perto de nós. Um profeta chamado Oséias ouviu a voz de Deus, que dizia: “A respeito do povo de Israel, o Senhor Deus diz: "Quando Israel era criança, eu já o amava e chamei o meu filho, que estava na terra do Egito. Porém, quanto mais eu o chamava, mais ele se afastava de mim. O meu povo ofereceu sacrifícios ao deus Baal e queimou incenso em honra dos ídolos. Mas fui eu que ensinei o meu povo a andar; eu os segurei nos meus braços, porém eles não sabiam que era eu que cuidava deles. Com laços de amor e de carinho, eu os trouxe para perto de mim; eu os segurei nos braços como quem pega uma criança no colo. Eu me inclinei e lhes dei de comer” (Oseías 11:1-4 ) A autoridade de Deus não é severa nem vingativa, pelo contrário, é indescritivelmente suave e sofrida.

No outro dia entrei apressadamente em meu escritório para procurar urgentemente algumas informações nos meus arquivos. Em quanto procurava freneticamente entre os meus papéis , meu filho de cinco anos de idade, assoprava repetidamente o seu apito. Eu disse-lhe uma e outra vez para parar. Houve um período de silêncio ensurdecedor seguido por uma explosão ao lado da minha orelha direita, incluindo um jatinho de saliva. Me virei e bati nele com a parte de trás da minha mão, com muita raiva. Imediatamente eu senti que tinha entristecido o Espírito de Deus. Lembrei-me da declaração bíblica de que Deus é lento para a ira e grande em misericórdia. Tomei então o meu filho em meus braços e lhe pedi que me perdoasse. Estava certo que eu corrigisse sua desobediência, mas as nossas crianças devem sempre saber que nós os disciplinamos porque os amamos, e não porque queremos desabafar nossa frustração momentânea.

Nosso Pai Celestial está neste momento sendo difamado e sua imagem deturpada ao redor do mundo inteiro pela crueldade e o egoísmo do ser humano. Não apenas nos lares, mas em todas as formas de governo humano. Suas leis de amor tem sido ignoradas e os nossos corações despedaçados continuam espalhando a injustiça a todos os mais fracos e pequeninos.

Que tipo de horror Deus está vendo neste momento? Uma porta de um quarto é aberta violentamente. Um pequeno garoto é acordado por um homem bêbado no meio da noite. "Os regadores ainda estão ligados! Está parecendo um dilúvio! Vou lhe ensinar, rapaz!" A criança aterrorizada é espancada impiedosamente na escuridão, pela imagem corpulenta de um homem que ele chama de "papai".

Uma prostituta de 15 anos, com um olhar vazio, realiza sua atuação mecanicamente durante uma noite degradante no Hollywood Boulevard. Ela não se importa com o que pode acontecer a ela. Ela já não se sente limpa desde a noite em que ela foi molestada pelo seu próprio pai.

Uma geração ferida tropeça através dos seus anos de juventude, só para assistir as mesmas feridas nos seus próprios filhos. E assim, se repete geração após geração. Não existe um conforto para nós? Quem vai ser o pai dos filhos dos homens? Os braços de quem serão suficientemente grandes para todas as crianças solitárias do mundo? Quem chora sobre as nossas dores? Quem vai confortar-nos em nossa solidão?
SÓ DEUS. O CORAÇÃO QUEBRANTADO DO PAI, que é rejeitado pelos pequeninos, está ansioso para curar. O nosso problema é que nós, tal como o cachorro espancado, fugimos dAquele que pensamos que é igual a todas as outras autoridades em nossas vidas. Mas ele não é, Ele é perfeito porque Ele é amor.
Foi Deus quem deu o mandamento para pais em Efésios 6:4: "Pais, não tratem os seus filhos de um jeito que faça com que eles fiquem irritados. Pelo contrário, vocês devem criá-los com a disciplina e os ensinamentos cristãos.”

O coração Paterno de Deus - por John Dawson


Introdução


Você já se perguntou o que Deus pensa de você? É difícil para você acreditar que Ele te ama tanto como a Bíblia diz que Ele faz? Deus é tão grande e às vezes ele parece tão distante - mas o que Ele é realmente? Você realmente o conhece? Você já ouviu Suas instruções, mas sabe algo sobre suas emoções ou Seu caráter?


Uma das maiores e mais maravilhosas revelações da Bíblia é que Deus é nosso Pai. O que você pensa quando você escuta a palavra "pai"? Você pensa automaticamente em proteção, provisão, calor, e ternura? Ou será que a palavra "pai" revela outro tipo de imagens e sentimentos para você? Deus revela-se a si mesmo na Bíblia como um carinhoso e perdoador Pai, intimamente envolvido com cada um e todos os detalhes da nossa vida. Não é só uma bela imagem, mas uma verdade. No entanto, cada pessoa parece ter uma idéia diferente daquilo que Deus é, porque inconscientemente tendem a relacionar os sentimentos e impressões que eles têm do seu próprio pai terrenal à sua noção de Pai Celestial. A própria experiência de cada pessoa com a autoridade humana é geralmente transferida para o modo como eles se relacionam com Deus. Boas experiências nos trazem mais perto de conhecer e compreender a Deus, assim como as más experiências podem criar imagens distorcidas do amor do nosso Pai por nós.



O que Deus tinha em mente quando criou a família? A Bíblia diz, "Deus faz uma casa para os solitários (Salmos 68:6 NASB) Uma família envolve um círculo de relações, que inclui um adulto do sexo masculino e feminino, no meio dos quais pequenos e dependentes seres humanos nascem e crescem. Porque é que entramos no mundo, tão vulneráveis e dependentes e, em seguida, lentamente vamos crescendo fisicamente, mentalmente, emocionalmente até tornar-nos adultos auto-suficientes? Você já se perguntou por que razão Deus não inventou algum tipo de sistema de reprodução que produzisse homens físicamente desenvolvidos tal como Sua criação original, Adão e Eva?



Creio que Deus queria ver-nos entrar neste mundo totalmente dependentes e necessitados, porque Ele pretendia que fosse o seio da familia o lugar onde o Seu amor fosse demonstrado pelos dois pais e pelos filhos. Como pais, começamos a compreender realmente o coração de Deus em relação a nós quando nos tornamos Seus filhos. E como seus filhos, é a vontade de Deus que vejamos o Seu amor revelado através da ternura paterna, da misericórdia, e da disciplina.
Mas e se o ideal não acontece? E se você tem sido, de alguma forma, afetado pela autoridade paterna? Tantos tem sofrido feridas e rejeição das suas famílias que é difícil para eles ver a Deus como Ele realmente é. Compreender o caráter de Deus é essencial se quisermos amá-lo, servi-lo, e ser como Ele é.


Eu gostaria de falar a respeito de seis diferentes áreas de equívoco em relação a Deus e ao Seu amor por nós. Para maior facilidade de comunicação, estarei me referindo quase exclusivamente às qualidades da paternidade de Deus. No entanto, a plena revelação do amor paternal de Deus é incompleta sem a presença dos atributos masculinos e femininos do Afeto paternal. "E Deus criou o homem à Sua própria imagem, à imagem de Deus o criou, varão e fêmea Ele os criou.” (Gênesis 1:27) Eu gostaria que você olhasse para trás em seu passado e visse se o seu relacionamento com Deus tem sido afetado, de alguma forma, por causa de alguma falha ou ausência do amor, carinho e proteção de um ou de ambos os seus pais.