segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Tema de santificação: 1 - DEUS SE SANTIFICA

“Eu santificarei meu grande nome, profanado entre as nações... e as nações saberão que eu sou Senhor, o Senhor Deus diz, quando eu mostrar minha santidade diante de seus olhos” Ezequiel 36:23

"Santo, santo, santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória" (Isaías 6:3). Com estas palavras, os serafins louvaram a Deus por sua perfeita santidade. 800 anos depois, João viu, numa visão semelhante, os quatro seres viventes proclamando: "Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso" (Apocalipse 4:8).
Talvez a única outra característica de Deus que tem a mesma importância de sua santidade seja seu amor (1 João 4:8). De Gênesis ao Apocalipse, as Escrituras enfatizam a santidade de Deus.
COMO É QUE DEUS SE SANTIFICA A SI MESMO?

1) ELE SE LEVANTA, SE ELEVA POR SOBRE TUDO E TODOS ATRAVÉS DO SEU CARÁTER
Deus se distingue de nós, em que Ele é o Criador e nós somos suas criaturas. Ana louvou o Deus único, porque "É o que tira a vida e a dá" (1 Samuel 2:2,6).
Esta diferença excede nossa imaginação. Como Criador, ele está acima de todos os povos (Salmo 99:1-3). Isaías fala da grandeza de Deus em relação à criação. Ele é "o eterno Deus, o SENHOR, o Criador..." (Isaías 40:28). No mesmo capítulo, Deus desafia suas criaturas com estas palavras: "A quem, pois, me comparareis para que eu lhe seja igual? -- diz o Santo" (Isaías 40:25). A conclusão importante de Isaías é que as criaturas não são nada em comparação com o Criador.(Isaías 40:15-18). Deus é separado de nós porque ele nos
criou do nada.

ELE É SANTO PORQUE:
§ Ele é eterno, não muda (Salmos 102: 27 – Hebreus 13:8)
Deus se distingue de nós porque Ele não é flutuante como nós, Ele não anda segundo suas emoções, segundo as circunstâncias, nem segundo a opinião de outros. Ele permanece sempre igual. Ele é hoje o mesmo de ontem, e amanhã será o mesmo. Ele é digno de total confiança.

§ Ele é fiel, sua Palavra sempre se cumpre (Isaías 40:8)
As coisas são finitas, as pessoas são finitas, tudo passa nesta vida. Tudo é efêmero, mas a Palavra de Deus, os ditos da sua boca são eternos, não mudam com o tempo ou com as circunstâncias. Quando Ele cumpre sua Palavra em nossas vidas Ele se santifica e se glorifica, se exalta por sobre outros deuses.

§ Ele é perfeito, sem mancha (sem sombra de pecado)
O caráter de Deus é puro. Deus não apenas decide o que é certo; Ele mesmo é certo! Por exemplo, é impossível que Deus minta (Hebreus 6:18). Eliú entendeu esse fato quando disse: "...longe de Deus o praticar ele a perversidade, e do Todo-Poderoso o cometer injustiça" (Jó 34:10).
QUANDO DEUS SE SANTIFICA?
* QUANDO SEU NOME SANTO É PROFANADO = Ezequiel 39:7
Profanar= violar sua santidade sou sua dignidade – aviltar = tornar vil, rebaixar.

Ø Deus se santifica perante as nações (os ímpios)
Quando Ele se santifica, Ele exalta o seu nome diante de outros. Mas para aquele que não é do seu povo, para aquele que ainda é ímpio, quando isto acontece, e olham pra Deus, percebem quão longe estão do Deus verdadeiro e sentem a necessidade de conhecê-lo. Quando Ele se santifica, Ele mostra a sua luz, o seu poder, revela o seu caráter, contido no seu Nome, seu Grande Nome. Assim, aqueles que estão nas trevas, olham pra Ele e podem alcançar salvação. (Isaías 45:22)
Os ímpios profanam o nome de Deus quando lhe negam, quando lhe restam poder, quando o rebaixam e comparam com deuses que não tem vida.

Ø Deus se santifica perante o seu povo (os escolhidos)
Diante do seu povo, dos escolhidos, quando Ele se santifica Ele confirma sua aliança e Ele confirma pro seu povo que estão do lado certo, do lado da luz, do lado vitorioso. Ele confirma que mesmo apesar de nós, apesar das nossas falhas, Ele cumprirá seu propósito nesta terra e nas nossas vidas, por amor do seu Nome. (Salmos 23:3 – Isaías 48:9)
Os escolhidos profanam o nome de Deus, quando não confiam, nem acreditam nas promessas que Ele fez, quando duvidam do seu Poder para mudar, transformar, curar e libertar e quando sua fé se enfraquece.

QUAL O RESULTADO DA SANTIFICAÇÃO DE DEUS?
Apoc 15:4
- TEMERÃO
- GLORIFICARÃO
- ADORARÃO
- CRERÃO NOS SEUS FEITOS

2) ELE SE SEPARA, SE AFASTA DO PECADO

Deus é separado de nós em relação com o pecado também. Ele é puro e certo, acima de todo pecado e toda maldade. Por esse motivo, ele é separado dos homens pecadores. (Josué 24:19-20). Deus é separado de nós porque Ele nos criou com livre arbítrio, e nós decidimos pecar. Deus nos convida a ser santos, livres do pecado, pela graça e pelo amor
dele (1 Pedro 1:15-16).
A santidade é uma qualidade central de Deus. Deus ama a justiça. Salmo 24 mostra que Deus aceita os puros e justos. Pela santa natureza dele, não há outra possibilidade. (Salmo 33:4-5).
Da mesma forma que ele ama os justos, ele rejeita a iniqüidade e os malfeitores. As palavras de Salmo 5:4-5 são claras e até duras: "Pois tu não és Deus que se agrade com a iniqüidade, e contigo não subsiste o mal. Os arrogantes não permanecerão à tua vista; aborreces a todos os que praticam a iniqüidade." Quando Habacuque procurou entender os atos de Deus, ele baseou sua pergunta na justiça de Deus: "Tu és tão puro de olhos, que não podes ver o mal e a opressão não podes contemplar...." (Habacuque 1:13).
Porque Deus é santo, ele usa linguagem revoltante para descrever o pecado. Ele diz que a idolatria é "coisa abominável que aborreço" (Jeremias 44:4). Ele compara o pecado ao lamaçal no qual a porca se revolve e ao vômito que o cachorro lambe (2 Pedro 2:22). Nas Escrituras, não se pode separar o pecado da morte e da corrupção de decomposição que associamos com a morte. Se tais imagens nos enjoam, é porque o pecado é nojento para Deus.

BONDADE E SEVERIDADE
O Novo Testamento nos assegura que Deus responde ao pecado com ira. Romanos 11:22 diz: "Considerai, pois, a bondade e a severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; mas, para contigo, a bondade de Deus, se nela permaneceres; doutra sorte, também tu serás cortado." O livro de Hebreus diz que Deus é até mais severo hoje do que na época da antiga aliança (Hebreus 2:2-3) (Hebreus 10:28-31 – Profanar o sangue de Jesus). A ira de Deus é inseparável de sua santidade. Se Deus aceitasse o pecado, ele não seria santo.

Para Deus não há pecadinhos ou pecadões! Deus nos chama a ser:
“Sede santos, porque Eu sou santo”
(Levítico 11:44 – 20:26 – 1ª Pedro 1:16) –
Quais são as metas do crente?
A META PRINCIPAL = SER SANTO COMO ELE É SANTO.

Não importa o que aconteça, nem o que decida, nem o que faça ou deixe de fazer; tem uma coisa certa e essa é que nenhuma decisão nossa mudará os planos ou propósitos de Deus! Deus cumprirá seus propósitos ainda apesar de nós!
A decisão é sua se quer fazer parte do montão (medíocre) ou ser parte deste povo santo! Deus prefere que sejamos quentes ou frios, mas não mornos!! Ou você é santo ou é ímpio!
Faça sua escolha!

Nenhum comentário: