segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

1ª Parte: EU SANTIFICO MEU CORPO

“Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.” Mt 26:41

Eu me santifico quando:
1) Decido me afastar do pecado
2) Decido ser diferente do resto do mundo

A santificação é um processo pessoal. Não posso cuidar a santificação do outro. Mas é um processo evidente, porque quando o corpo está em processo de santificação, todos podem ver. È impossível que uma pessoa diga estar se santificando sem que haja alguma manifestação externa disso.

AREAS DO CORPO A SEREM SANTIFICADAS:
(Relacionadas aos sentidos)
1. OS OLHOS
2. OS PÉS
3. A BOCA Estes são nossos membros = a carne
4. OS OUVIDOS
5. AS MÃOS

O OLHAR (Mateus 6: 22-23 / Marcos 9:47)
“A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz; Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso... E, se o teu olho te escandalizar, lança-o fora; melhor é para ti entrares no reino de Deus com um só olho do que, tendo dois olhos, seres lançado no fogo do inferno...”
- O olhar que julga
- O olhar que cobiça
- O olhar que inveja
- O olhar que engana

Abre tu os meus olhos, para que veja as maravilhas da tua lei (Salmos 119:18)

OS CAMINHOS (Marcos 9:45-46)
“E, se o teu pé te escandalizar, corta-o; melhor é para ti entrares coxo na vida do que, tendo dois pés, seres lançado no inferno...”
- Os lugares profanos
- Os lugares desprotegidos
- Os lugares ocultos
"Desviei os meus pés de todo caminho mau, para guardar a tua palavra. Considerei os meus caminhos, e voltei os meus pés para os teus testemunhos. Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho". (Salmos 119: 101 -59-105)

A LÍNGUA (TIAGO 3: 10-11)
“Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus.De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim. Porventura deita alguma fonte de um mesmo manancial água doce e água amargosa?”
- Palavras de maldição
- Palavras de murmuração
- Palavras vãs
"Os meus lábios proferiram o louvor, quando me ensinaste os teus estatutos.
A minha língua falará da tua palavra, pois todos os teus mandamentos são justiça".
(Salmos 119:171-172).

O OUVIR (2ª Timóteo 4:2-4)
“Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; e desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas”.
- Ouvidos cúmplices (fofoca, murmuração, etc)
- Ouvidos que escutam anti-princípios
- Ouvidos surdos
“...a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus...” (Romanos 10:17)

AS MÃOS (Tiago 4:8) (Marcos 9:43)
“Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações”. “E, se a tua mão te escandalizar, corta-a; melhor é para ti entrares na vida aleijado do que, tendo duas mãos, ires para o inferno, para o fogo que nunca se apaga...”
- Reações violentas, ansiosas, iradas, etc...
- Pecados contra o corpo: luxuria, vícios, falta de domínio próprio.
- Injustiça
"A minha alma está de contínuo nas minhas mãos; todavia não me esqueço da tua lei. Ordena os meus passos na tua palavra, e não se apodere de mim iniqüidade alguma". (Salmos 119: 109 - 133).

SANTIFICADOS NA SUA PALAVRA... (João 17:17)

A Bíblia descreve a luta interior como a luta da “carne” contra o “espírito” (Romanos 7:13-25). Nesta luta, o guerreiro que for mais bem alimentado será o vencedor. Quem você tem alimentado mais? A carne ou o espírito?

Nenhum comentário: