segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Temas de santificação: Introdução - SANTIFICAI-VOS

“Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação”
1ª Tes 4:3

Introdução:
A palavra “santo” hoje em dia tem uma conotação de “iluminado”. O catolicismo colocou esse “apelido” em aquelas pessoas que algum dia serviram a Deus e logo foram colocados num lugar de exaltação e atribuíram a eles poderes ou capacidades sobrenaturais.
Outra palavra que vem a nossa mente quando pensamos em santo, é puro, sem mancha... e pensamos que isso é impossível de atingir, porque ninguém é perfeito e por causa da nossa consciência da nossa fraca humanidade.

1) O QUÉ É SER SANTO?
Pela raiz da palavra, “santo” significa “separado, dedicado, consagrado”.
O sentido dado na Bíblia é ser ou estar separado do PECADO, e dedicado ou consagrado a Deus.
Também a palavra “santo” tem o sentido de “distinto”, algo que não é comum, que se destaca sobre outras coisas (honrado). Quando algo é distinto, as pessoas reparam, notam, porque chama a atenção.
O que NÃO é ser santo = Não é ser perfeito o exclusivo, iluminado ou puro.

2) O QUÉ É A SANTIFICAÇÃO
É o processo pelo qual nos tornamos santos. Segundo a palavra de Deus este processo acontece em duas etapas:

1) Somos santificados através de Jesus quando Ele entregou sua vida na cruz pelos nossos pecados. Antes éramos escravos do pecado, e por tanto, condenados pela lei; mas Cristo fez um caminho para que fossemos santificados, isto é, afastados desta escravidão e condenação e livres destas ataduras.

2) Mas o processo de santificação só começa no dia em que aceitamos Jesus no coração. Pois a partir dali, se torna necessário caminhar (andar) em santidade diariamente, e isso é uma escolha diária.
SACRIFICIO = o ofício de tornar algo sacro (santo) – oferenda para tornar algo ou alguém santo.
· NÃO EXISTE UMA SANTIFICAÇÃO INSTANTÂNEA
· NÃO SE CONSEGUE UMA SANTIFICAÇÃO INDO A UM RETIRO ESPIRITUAL OU CORRENDO ATRÁS DE PROFETAS
· A SANTIDADE É UMA RENOVAÇÃO CONSTANTE
· A SANTIFICAÇÃO É VIVER DIARIAMENTE COM CRISTO

3) QUEM SANTIFICA?
A Bíblia diz que:
· Deus se santifica (Ezequiel 36:23 - Isaías 29:23)
Ele da a conhecer seu nome entre as nações. Deus santifica seu próprio nome ao cumprir seu propósito perante os povos da terra. Aqui o sentido de “SANTO” é o de honra e distinção.
· Deus nos santifica (Hebreus 10:10)
Esta expressão está relacionada com o plano de salvação, pois Deus nos resgatou do pecado, e nos santificou, nos separou.
· Eu devo me santificar (Levítico 20:7)
A Palavra de Deus nos exorta a consagrar nossas vidas ao serviço de Deus. Santificar-nos a nós mesmos significa tomar a decisão diária de nos afastar do pecado e nos dedicar a Deus.(Apoc. 22:11 – “quem é santo, continue a santificar-se”)
· Eu devo santificar a Deus na minha vida (1ª Pedro 3:15)
Santificar a Deus em nossas vidas significa colocá-lo num lugar de privilégio nas nossas vidas. Ele precisa ocupar o primeiro lugar em nossas vidas, Ele deve ser nossa prioridade, assim como fazer o seu querer.
· Somos canal de santificação para outros (1ª Coríntios 7:14 – 1ª Timóteo 4:5)
Nossa vida consagrada e em processo de santificação pode ser motivo de benção na vida de outros. A oração de alguém que está se santificando tem poder para abençoar e santificar a vida do seu irmão. A santidade contagia, atrai.

4) POR QUÉ DEVEMOS NOS SANTIFICAR?
· Porque Deus é Santo (1ª Pedro 1:16 – Ap. 4:8)
Deus não nos pediria pra fazer algo que não tivéssemos condição de fazer (1ª João 5:3). Ele nos deu a capacidade para escolher, e em Cristo Jesus podemos dizer não ao pecado e sim pra Deus.
SANTO, SANTO, SANTO
Antigamente, quando se mencionava um conceito duas vezes, era para dar ênfase naquilo que se queria dizer. Ex: “ Senhor dos senhores”, “Rei dos reis”, isto é, o maior de todos. Mas quando se menciona três vezes, expressa uma altura maior do imaginado: “é total, completamente, inimaginavelmente santo”

· Porque nos aproxima de Deus (Hebreus 12:14)
A Palavra diz que sem santidade em nossas vidas, não poderemos chegar a ter um relacionamento profundo com Deus. Deus é santo, e devemos nos santificar para poder ter um relacionamento íntimo com Ele.

· Para não sermos atingidos pelos dardos do inimigo (1ª João 5:18)
O contrário da santidade é a imundícia (1ª Tes 4:7), a escravidão do pecado, viver vidas de pecado. Quando isto acontece, há tremendas brechas na nossa vida que entregam poder para o inimigo nos oprimir. A santificação de certa maneira é uma proteção contra toda seta do inimigo. Na medida em que sejamos santos, ele não poderá nos tocar.

· Porque isso é o que Deus espera de nós (1ª Tessalonicenses. 4:3)
Expressamente Deus diz que a sua Vontade é a nossa santificação, e não é difícil de compreender seu querer porque Ele almeja se relacionar conosco e nos abençoar. Quanto mais santos somos, mais perto podemos chegar dEle e Ele de nós. Seu desejo então é que a cada dia façamos uma escolha por Ele.


· Porque é o nosso chamado (Romanos 1:7 – 1ª Coríntios 1:2 – Efésios 1:4)
Desde o mesmo momento da nossa criação fomos pensados para salvação, fomos pensados para nos relacionarmos com Deus. Somos chamados a ser “povo especial” pra Deus, seu “sacerdócio santo”, de maneira que possamos mostrar o grande Nome do Senhor às nações.

· Porque é o nosso fruto de justiça (Romanos 6: 20 –22)
Quando nos santificamos pra Deus, isso produz frutos, que são evidencias da obra de Deus em nossas vidas. Antes, o fruto das nossas obras sem Deus, era somente para vergonha, mas agora, em Cristo Jesus, o processo de santificação traz consigo a alegria de frutos nas nossas vidas.

· Porque libera as bênçãos sobre nossas vidas (Josué 3:5)
Quando nos santificamos, isto é, nos afastamos do pecado e nos consagramos a Deus, criamos o ambiente propício para que as bênçãos de Deus fluam nas nossas vidas. Se quisermos ver milagres, cumprimentos de promessas de Deus sobre nós, prosperidade e outras coisas magníficas, é absolutamente necessário que nos santifiquemos.

PARA UMA SANTIFICAÇÃO COMPLETA É NECESSÁRIO:
- VIVER A PALAVRA
- ORAÇÃO
- LOUVOR
SEM ESTAS COISAS NÃO É POSSÍVEL QUE HAJA UMA VERDADEIRA SANTIFICAÇÃO

Deve existir um equilíbrio entre a experiência com Deus e a Palavra.

“Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo.
Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal.
Não são do mundo, como eu do mundo não sou.
Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade.
Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo.
E por eles me santifico a mim mesmo, para que também eles sejam santificados na verdade.”


João 17: 14 –19

Nenhum comentário: