domingo, 16 de dezembro de 2007

AS TRIBULAÇÕES E O CRISTÃO – Uma nova perspectiva

Qual é a nossa atitude como cristãos diante da tribulação?
Pensamos tal vez que desde o momento em que nos tornamos cristãos não teremos tribulações nunca mais?
Quem nos disse que depois de nos aproximarmos de Deus iriamos somente desfrutar das suas bençãos?

È comum que hoje em dia, os cristãos vivam vidas de fracasso e com desânimo, porque não tem a visão certa sobre o que é tribulação no reino espiritual.

Para começar, vamos ler as palavras do próprio Jesus em João 16:33:
“Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo” (Nova Versão Intenacional)

A promessa de Jesus foi que teriamos tribulações, aflições, dificuldades e problemas, como todos enfrentam no mundo, e às vezes até mais. Nossa esperança no deve ser que nos livraremos da tribulação estando em Cristo, porém deve ser a certeza de que Ele venceu o mundo, isto é, que nele acharemos a resposta, a saída, o ânimo para enfrentar as tribulações que com certeza enfrentaremos.

Por isso é importante que observemos qual é a nossa perspectiva das tribulações. Será esta perspectiva que determinará a atitude que assumimos quando enfrentamos as dificuldades. Esta atitude pode ser desânimo, amargura, rancor, depressão ou por outro lado, pode ser paz, a paz que se descreve em Filipenses 4:7 que vai além da nossa compreensão e a sabedoria para saber que atitude tomar diante do problema que enfrentamos.

Como cristãos, não podemos esquecer uma lição básica: Todas as coisas que acontecem em nossa vida, têm um propósito! (Ler Romanos 8:28) Desde esta perspectica, só existem 3 causas únicas para os problemas que enfrentamos:
1º Deus quer trabalhar no meu caráter.
2º Deus quer usar a minha vida para trabalhar no caráter de outra pessoa.
3º Deus quer que eu seja co-vencedor juntamente com Cristo na batalha espiritual contra o inimigo da nossa alma, satanás.

Por tanto, quando nos achamos em diversas tribulações nossa pergunta não deveria ser: por quê? Mas deveria ser: Para quê? Isto revela que Deus não está tão interessado no problema que estamos enfrentando propriamente, e sim na reação que eu terei diante do problema que Ele já sabia que aconteceria comigo.

Um sinal de maturidade espiritual é ver a mão de Deus em todas as circunstâncias que enfrentamos. Deus está em controle da nossa vida, e A Bíblia é clara quando expressa que Ele não nos dará carga maior que a que podemos suportar! (1ª Cor. 10:13)

Vamos começar a ter uma nova visão das tribulações... vamos ver a mão de Deus em todas elas, sabendo que em TUDO há um propósito!

Nenhum comentário: