segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Temas de santificação: 2 - DEUS ME SANTIFICA

“O mesmo Deus de paz vos santifique completamente. E todo o vosso espírito, alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus.”
1ª Tessalonicenses 5:23

A santificação das nossas vidas começa pela justificação.
Em Efésios 2: 1 – 5, o apóstolo nos revela qual era nossa condição sem Deus, sem a obra redentora de Cristo em nossas vidas. Nesta condição foi que Cristo nos achou – mortos em delitos e pecados- e nos resgatou. A JUSTIFICAÇÃO é a graça de Deus estendida a nós através da Salvação.

Ao sermos justificados, somos purificados, lavados, limpados de toda imundícia; de tudo aquilo que nos afastava da glória e da presença de Deus. Esta é iniciativa de Deus, nasce Dele dar passos para relacionar-se outra vez conosco.

Antigamente, nenhum homem era digno de se aproximar da presença de Deus; nem sequer de chegar perto de algum santuário dele. Para poder se achegar a ele, era necessário se purificar e cumprir um conjunto de rituais e sacramentos que o habilitariam para “tentar” se aproximar de Deus. O milagre do sacrifício único e tremendo de Jesus Cristo é a possibilidade não só de nos tornarmos filhos de Deus, nem tão somente de recebermos a vida eterna, mas o grande privilégio de que nosso corpo se torne o santuário do Deus Vivo e Verdadeiro. (1ª Cor. 6: 15 / 19-20 / Êxodo 29: 43-45).

Enquanto na justificação, tudo depende de Deus, e toca ao homem somente receber por graça aquilo que lhe é dado; no processo de santificação, Deus faz a primeira parte, separando-nos do pecado, e realizando uma obra purificadora em nossas vidas, mas cabe a nós, manter essa limpeza e essa condição (1ª Cor. 6:11 – João 13:10)

O PROPÓSITO
1) Para sermos espelhos de Cristo – refletir sua imagem (Efésios 4:13)
2) Para sermos transformados de glória em glória (1ª Cor 3:18)
3) Para sermos instrumentos de justiça (Romanos 6:13)
4) Para sermos o templo onde habita a presença de Deus (1ª Cor 6:19-20)
5) Para manifestar a glória de Deus ao mundo

O MEIO
João 17: 17
“Santifica-os em tua verdade, Tua Palavra é a verdade”

Somos santificados por Deus através da Sua Palavra. Eu me santifico através da leitura da Palavra de Deus, e Ele me santifica quando VIVIFICA sua Palavra em minha vida.
Ele vivifica sua Palavra, quando a separa de outros livros normais para torná-la um livro VIVO que nos entrega a Palavra REMA do dia a dia; essa porção pessoal e única que só serve pra nós.
Quando a palavra é vivificada, isto é, quando é aplicada em nossas vidas, então ocorre uma mudança profunda do nosso ser completo, e nossa forma de ver a vida muda (mente- pensamentos), mudando como conseqüência, nosso agir. Através dos princípios contidos na Palavra, Deus nos santifica do mundo, e do modo de pensar do mundo, e coloca sua mente em nós.

É impossível buscar a santidade ou a santificação de Deus, sem chegar ao ponto de se dispor como instrumento de santidade ( Isaías 6:3-8).
Quanto maior a santidade, maior o compromisso da pessoa. Esse é o sinal mais evidente da santificação de Deus.

OUTROS SINAIS
Assim como a imundícia é evidente, a santidade, é evidente também. Sempre que Deus santifica deixa um sinal.
Na Antigüidade, alguns que foram santificados evidenciaram os seguintes sinais:
- Mudança de Nome (Gen. 35:10) – Nova identidade e novo destino (Enganador por Aquele que luta com ou Por Deus)
- Rosto iluminado (Êx. 34:29)
- A marca da coxa (Gen 32: 28-30)
- O chamado (Isaías 6)
- O poder (Marcos 16:16-18)

“Por tanto, irmãos, tendo ousadia para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus...cheguemo-nos com verdadeiro coração, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência, e o corpo lavado com água limpa. Guardemos firme a confissão da nossa esperança, pois fiel é aquele que fez a promessa.”
Hebreus 10:19,22,23.

Nenhum comentário: