segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

A autoridade do Pai... continuação



I. A autoridade do Pai


Alguma vez foi visitar um amigo e foi recebido pelo cão da família? É possível que o insensato animal possa querer fugir pra longe de você, tremendo de medo, ou pular sobre você demonstrando um indesejado afeto, com sua língua, rabo, e suas patas sujas.. O coitado do cachorro que não pode confiar em você com certeza deve ter sido maltratado. O radiante cachorro tentando te dar um banho facial com a sua língua molhada, é, evidentemente, oriundo de um lar carinhoso.


Da mesma forma é quando Deus se aproxima do homem. Nossas experiências passadas influenciam a nossa resposta quando Deus chega perto de nós. Um profeta chamado Oséias ouviu a voz de Deus, que dizia: “A respeito do povo de Israel, o Senhor Deus diz: "Quando Israel era criança, eu já o amava e chamei o meu filho, que estava na terra do Egito. Porém, quanto mais eu o chamava, mais ele se afastava de mim. O meu povo ofereceu sacrifícios ao deus Baal e queimou incenso em honra dos ídolos. Mas fui eu que ensinei o meu povo a andar; eu os segurei nos meus braços, porém eles não sabiam que era eu que cuidava deles. Com laços de amor e de carinho, eu os trouxe para perto de mim; eu os segurei nos braços como quem pega uma criança no colo. Eu me inclinei e lhes dei de comer” (Oseías 11:1-4 ) A autoridade de Deus não é severa nem vingativa, pelo contrário, é indescritivelmente suave e sofrida.

No outro dia entrei apressadamente em meu escritório para procurar urgentemente algumas informações nos meus arquivos. Em quanto procurava freneticamente entre os meus papéis , meu filho de cinco anos de idade, assoprava repetidamente o seu apito. Eu disse-lhe uma e outra vez para parar. Houve um período de silêncio ensurdecedor seguido por uma explosão ao lado da minha orelha direita, incluindo um jatinho de saliva. Me virei e bati nele com a parte de trás da minha mão, com muita raiva. Imediatamente eu senti que tinha entristecido o Espírito de Deus. Lembrei-me da declaração bíblica de que Deus é lento para a ira e grande em misericórdia. Tomei então o meu filho em meus braços e lhe pedi que me perdoasse. Estava certo que eu corrigisse sua desobediência, mas as nossas crianças devem sempre saber que nós os disciplinamos porque os amamos, e não porque queremos desabafar nossa frustração momentânea.

Nosso Pai Celestial está neste momento sendo difamado e sua imagem deturpada ao redor do mundo inteiro pela crueldade e o egoísmo do ser humano. Não apenas nos lares, mas em todas as formas de governo humano. Suas leis de amor tem sido ignoradas e os nossos corações despedaçados continuam espalhando a injustiça a todos os mais fracos e pequeninos.

Que tipo de horror Deus está vendo neste momento? Uma porta de um quarto é aberta violentamente. Um pequeno garoto é acordado por um homem bêbado no meio da noite. "Os regadores ainda estão ligados! Está parecendo um dilúvio! Vou lhe ensinar, rapaz!" A criança aterrorizada é espancada impiedosamente na escuridão, pela imagem corpulenta de um homem que ele chama de "papai".

Uma prostituta de 15 anos, com um olhar vazio, realiza sua atuação mecanicamente durante uma noite degradante no Hollywood Boulevard. Ela não se importa com o que pode acontecer a ela. Ela já não se sente limpa desde a noite em que ela foi molestada pelo seu próprio pai.

Uma geração ferida tropeça através dos seus anos de juventude, só para assistir as mesmas feridas nos seus próprios filhos. E assim, se repete geração após geração. Não existe um conforto para nós? Quem vai ser o pai dos filhos dos homens? Os braços de quem serão suficientemente grandes para todas as crianças solitárias do mundo? Quem chora sobre as nossas dores? Quem vai confortar-nos em nossa solidão?
SÓ DEUS. O CORAÇÃO QUEBRANTADO DO PAI, que é rejeitado pelos pequeninos, está ansioso para curar. O nosso problema é que nós, tal como o cachorro espancado, fugimos dAquele que pensamos que é igual a todas as outras autoridades em nossas vidas. Mas ele não é, Ele é perfeito porque Ele é amor.
Foi Deus quem deu o mandamento para pais em Efésios 6:4: "Pais, não tratem os seus filhos de um jeito que faça com que eles fiquem irritados. Pelo contrário, vocês devem criá-los com a disciplina e os ensinamentos cristãos.”

Nenhum comentário: